By: Natalia On: julho 18, 2018 In: Dicas Comments: 0

Respeitar o consumidor é dever de todo comerciante e empresário, certo? Mesmo assim, há muitas situações que o direito dos clientes não são respeitados. Veja aqui 5 direitos básicos do consumidor!

Proteção

Esse pode ser um dos direitos mais importantes do consumidor, pois, envolve diretamente o bem estar do cliente. Aqui, é dever a proteção, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos e nocivos. Por isso, o incentivo ao uso de equipamentos adequados e de segurança é essencial.

Informação

A educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e igualdade nas contratações. Informação é vital para uma escolha consciente do consumidor. O vendedor deve apresentar todos os dados referentes ao produtor de maneira clara e solícita.

Clareza

A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço. Os riscos que ela apresenta também deve ser informado. Esse direito é bem parecido com o apresentado acima, pois, é vital para evitar coisas como as letras miúdas de notas fiscais e rótulos.

Não fazer publicidade enganosa

Proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais. Aqui também está presente práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços. Apesar de parecer óbvio que isso tudo é proibido, ainda é bastante comum. Exagerar a eficácia de determinado produto, também se enquadra por aqui.

Reparação de danos

A efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais e coletivos. Isso deve ser feito caso ocorra qualquer desrespeito aos itens anteriores.

Informe todas essas normas para os colaboradores do seu negócio e tenha sempre em mente todos os direitos dos consumidores!

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