By: Natalia On: agosto 01, 2018 In: Sem categoria Comments: 0

A boa administração da oficina mecânica é essencial para o sucesso do negócio. Veja como aumentar o lucro com 7 dicas simples!

Diversas práticas são adotadas para aumentar a lucratividade de um negócio. Para isso, é necessário combinar estratégias para alcançar os melhores resultados possíveis. Para isso, é preciso conhecer os pontos mais importantes da administração da oficina. Desse modo, é muito mais fácil planejar e solucionar os problemas.

1- Controle suas finanças

Para conseguir fazer projeções e reduzir custos, é preciso monitorar de perto os gastos. Para isso, mantenha as planilhas atualizadas do fluxo de caixa e gastos mensais. O ideal é acompanhar diariamente a entrada e saída de dinheiro da sua loja.

  • Tente organizar esses dados no computador. No papel é mais fácil errar a conta e acabar cometendo equívocos. Esses gastos precisam estar organizados de maneira clara e fácil.
  • Acompanhe os custos fixos. São aqueles que não variam ou variam pouco de um mês para o outro. Como por exemplo, o salário dos seus funcionários, as contas de água e luz, aluguel da loja e outros. Assim que você organiza-los, ficará mais fácil definir as metas de atendimento e o valor que deverá ser cobrado por cada serviço.
  • Evite custos extras com contratação. Na administração de oficinas, é muito comum a alta rotatividade dos funcionários. Para isso não ocorrer, cuide da gestão de pessoas e tenha certeza de que você está contratando funcionários que se adaptem bem ao cargo. Motive sua equipe e mantenha os colaboradores em condições de trabalho adequadas.

2- Ofereça uma boa experiência ao cliente

A boa experiência de um cliente em sua oficina é o que fará ele voltar mais vezes e/ou indicar o seu serviço para outras pessoas. Ofereça um ambiente limpo e organizado, mantenha os banheiros higienizados e o local de trabalho bem arrumado.

O atendimento de seus funcionários também é um fator decisivo para a fidelização de um cliente. Uma sala de espera agradável também é um ótimo atrativo.

3- Aumente a vida útil das ferramentas

Cuide bem do seu patrimônio. Isso ajuda a minimizar gastos com novas ferramentas e máquinas. Mantenha a manutenção sempre em dia e deixe os equipamentos sempre limpos e organizados ao final do expediente.

4- Crie ações digitais

Marque presença na internet. Através deste canal é possível atrair muitos clientes. Crie um site ou uma página nas redes sociais para mostrar os serviços da sua oficina.

Outra estratégia é criar um banco de dados com algumas informações do seu cliente, como data de nascimento, última visita a oficina, serviços prestados. Desse modo, é possível enviar um lembrete via e-mail ou telefone de que está chegando a hora do veículo passar por uma revisão de segurança, por exemplo.

5- Realize campanhas e promoções

Campanhas promocionais é uma boa estratégia para atrair novos clientes. Trabalhe com descontos e pacotes especiais. Fique ligado nas datas especiais e faça ações atrativas para antigos e novos clientes.

6- Ofereça mais serviços

Hoje em dia as pessoas demandam praticidade e tempo. Quanto mais rápido elas conseguem resolver os seus problemas, melhor. Por isso, disponibilize uma ampla gama de serviços em sua oficina. Participe de treinamentos e cursos que agregam no seu trabalho e da sua equipe.

Monitore sua oficina, construa sua marca na internet, proporcione uma boa experiência para o seu cliente e tenha sucesso no seu negócio!

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