By: Natalia On: fevereiro 27, 2019 In: Dicas Comments: 0

Organizar o estoque de maneira eficiente é essencial para agilizar os serviços e dessa maneira, gastar menos tempo e dinheiro. Veja como fazer isso da melhor forma!

Como fazer a gestão do estoque de maneira eficiente? Essa é uma questão que gera muitas dúvidas. Se você também tem dificuldades nesse ponto, confira nossa matéria com dicas.

Registre a entrada e a saída de itens

O primeiro passo pra ter controle sobre o seu estoque é saber quais são as mercadorias disponíveis, as que serão entregues e as que já saíram da loja. É preciso documentar a movimentação do produto para que seja argumento de decisão.

Faça inventários regulares

Se você tem processos bem estruturados é um bom começo. Mas sempre estamos suscetíveis a erros, certo? Eles vão existir mas não devem passar despercebidos até causarem maiores transtornos. A melhor forma de resolver isso é ter uma agenda de inventários que facilitarão sua gestão.

Inventário é quando você confere o estoque real e compara o que encontrar com os registros da empresa. Isso ajuda a revelar erros, além de mostrar se houve alguma saída inesperada de mercadoria.

Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores

Fornecedores devem ser encarados como seus parceiros. Dessa maneira, eles conseguem atuar em conjunto para que ambos sejam beneficiados em igual ao longo do tempo.

Através de um bom relacionamento com eles, é possível receber melhores condições de negociação, por exemplo. Além disso, você pode retribuí-lo mantendo uma agenda de pedidos regular!

Capacite sua equipe

Uma boa gestão da oficina mecânica não depende apenas do proprietário. Todo time precisa assumir responsabilidades para que a movimentação da mercadoria seja eficiente. A equipe deve saber controlar o estoque, documentar as mercadorias e registrar os itens que foram pegos, por exemplo. Esse conjunto de informação é o que vai contribuir com as decisões futuras.

Organize o espaço físico

A boa conservação do estoque, assim como a disposição da mercadoria, também afetam a eficiência. Se os itens não forem bem organizados, é provável que os mecânicos não consigam encontrar qualquer peça que precisem no meio da bagunça.

Utilizar um padrão para definir onde cada peça deve ser colocada ajuda bastante na organização da equipe. Uma sinalização também é ótima opção! E lembre-se de não deixar esse ambiente sujo, não empilhar caixas sobre caixas de entregas e nem armazene produtos em locais muito expostos. Além de dificultar na hora de encontrar os produtos, isso também pode danificar as peças.

Evite compras em excesso

Outro erro comum que pode tornar a gestão de estoque um pesadelo é o excesso de mercadoria. Grandes quantidades pode deixar você sem espaço, com muita mercadoria e prejuízo. Essa prática é quase sempre consequência de outros problemas como falta de registro ou acompanhamento falho da entrada e saída de produtos.

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de estoque, use essas dicas para facilitar o seu trabalho!

Veja também: Saiba como calcular o custo de um funcionário.

Trackback URL: https://maxxiservicecombr.kinsta.cloud/wp-trackback.php?p=3435

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *