By: Natalia On: janeiro 09, 2019 In: Dicas Comments: 0

Períodos, estações, datas comemorativas, eventos e crises econômicas são alguns dos fatores que influenciam a demanda na oficina mecânica. Veja como se preparar para todos eles.

Todos os empreendimentos possuem datas específicas em que a demanda do negócio aumenta ou diminui. Uma sorveteria, por exemplo, possui menos movimento no inverno. E na oficina mecânica, como se preparar para épocas de maior procura?

Antes disso é preciso entender quais são os períodos do ano que o seu negócio pode receber mais ou menos pessoas. Uma boa dica é pesquisar sobre o assunto e analisar o movimento das oficinas em geral.

No mercado das oficinas mecânicas há algumas variações em comum como o aumento da procura por manutenção no ar-condicionado e no sistema de arrefecimento em períodos mais quentes. Por outro lado, no inverno a demanda para trocar a bateria é maior.

Além disso, em épocas de chuva, a movimentação na oficina também pode aumentar. E como você também já deve saber, nas férias escolares a procura por revisão de segurança é grande.

Tudo isso pode indicar quais são os períodos de alta e baixa demanda, mas é importante analisar os relatórios da oficina também. Ter um controle financeiro é uma ótima ajuda!

Depois de identificar o “calendário” da sua oficina, é hora de elaborar estratégias para as diferentes épocas!

Planeje as ações de acordo com as datas

Se orientar de acordo com as datas, permite que você aproveite os bons momentos e faça ações para diminuir os efeitos dos períodos ruins. Por exemplo: qual o melhor mês para fazer uma grande promoção – o de alta ou baixa procura?

A resposta correta é a segunda opção! Promoções são ótimas estratégias para driblar o período de baixa demanda. Nas fases de maior movimento, você pode aproveitar os lucros sem investir em promoções.

Outra decisão é quanto as férias dos funcionários. Prefira programa-las em períodos de menor movimento. Nos de alta demanda, verifique se compensa contratar colaboradores temporários.

Organize o estoque

Fazer as compras de acordo com a demanda da oficina também é muito importante e evita gastos desnecessários. Em período de férias, por exemplo, as revisões são muito procuradas. Nelas, é comum a troca de pneus, óleo e até mesmo filtros. Dessa forma, procure manter o estoque abastecido com estes produtos.

Fidelize seus clientes

Uma estratégias simples e de grande relevância para o seu negócio é a fidelização de clientes. Por isso, as ações de pós-venda são essenciais. Elas permitem acompanhar o consumidor e estimular que ele continue procurando a oficina.

Ter clientes fiéis auxilia nos períodos de baixa demanda. Já que pessoas que confiam em seu trabalho, procurarão você independente da época do ano.

Veja também: A importância da fachada em uma oficina mecânica.

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